segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que é uma overdose ?

 Uma overdose é uma situação em que o organismo não suporta a quantidade de substância psicoativa ingerida tendo consequências graves ou até pode levar à morte.
 
 É difícil quantificar a quantidade de substância que o nosso organismo suporta.

 A heroína e a cocaína são duas das drogas com maior probabilidade de causar uma overdose, devido ás alterações profundas que causam no sistema nervoso central. O álcool é uma das drogas com menos probabilidade a par do tabaco, mas isto não significa que seja impossível ocorrer uma overdose ao consumir em grande quantidade.
 Mesmo assim determinadas drogas têm a possibilidade de causar overdose sem grandes quantidades ingeridas este é o caso de drogas tais como:
  •  Morfina;
  • Inalantes;
  • Barbitúricos.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Qual a diferença entre haxixe e marijuana?

 Ambos têm uma acção no organismo semelhante sendo que ambos têm como componente o cânhamo.
 A marijuana refere-se aos brotos ressecados ou prensados, e é normalmente fumada, e o haxixe é a resina da marijuana. Ambos tem os mesmos efeitos, que são:

  • pioram a atenção e a concentração, aumentando os riscos de acidentes. 
  • podem desencadear quadros agudos de pânico e paranóia. 
  • o uso em grandes quantidades e por longos períodos pode deixar a pessoa 
  • menos concentrada, sem objetividade e desmotivada. 
  • podem causar dependência.  podem causar psicose em pessoas predispostas a essa doença. 
Portanto a composição e efeitos são basicamente os mesmos para os dois, parece que não são tão diferentes como parecem.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O que é pior: crack ou marijuana?

 Neste caso, o crack é que é considerado pior, pois o crack deixa o indivíduo mais agitado e impulsivo e gera dependência de forma intensa, tendo assim um impacto muito mais negativo na saúde do indivíduo do que a marijuana.
 Resumindo e concluindo o crack é mais prejudicial à saúde do que a marijuana. 


Se não é possível acabar com a oferta de drogas, o que pode ser feito?

 Sabemos que a oferta de drogas é praticamente impossível de evitar, mas sendo assim existem outras formas de minimizar a sua procura.

 É importante fazer um trabalho de sensibilização para diminuir a motivação a experimentar estas substâncias, ainda devemos fazer um trabalho de consciencialização que alerta as populações para este perigo iminente, mostrando danos corporais, psicológicos e sociais que vêm no "pacote especial" deste vício.

 De seguida vamos pôr o link que um vídeo de sensibilização ao uso de drogas ( neste caso o álcool) e as suas consequências na adolescência.

 Sensibilização ás consequências do álcool.

Existem sinais que mostram que alguém está usando drogas?

 Existem alguns sintomas que permitem saber esta situação , mas não são tão "certeiras" como podemos pensar, mas estas são:


  • Mudança brusca de comportamento;
  • Falta de motivação para atividades comuns;
  • Inquietação ou irritabilidade, ou até depressão ou sonolência;
  • Atitudes furtivas ou impulsivas;
  • Olhos avermelhados e nariz constipado;
  • Necessidade cada vez maior de dinheiro e consequente desaparecimento de objetos de valor;
  • Existem mudanças de humor muito rápidas.
 Estes são só alguns dos sinais, mas lembramos que estes sinais podem acontecer a pessoas normais como os olhos avermelhados ou nariz constipado.

Quais as razões que levam uma pessoa a usar drogas?


Podem existir inúmeras razões, mas vamos indicar as mais comuns entre a sociedade, e estas ainda são algumas:

  • As pessoas vêm ali um refúgio e entram no vício visto que estas modificam as emoções;
  • O uso de drogas pode parecer fascinante e uma atitude adulta e com "estilo" entre os colegas;
  • Muitos acabam por entrar no vício por influência de amigos ou colegas (pressão de grupo);
Estas são algumas das razões para o "entrar" no vício desde cedo (na adolescência), mas existem algumas para os adultos entrarem nesta situação, tais como:
  • O uso de drogas ameniza certas emoções ou sentimentos, como por exemplo a solidão ou até a baixa auto-estima ou baixa auto-confiança;
  • Como dito antes isto é visto refúgio dos problemas dando a sensação que estes estão resolvidos.

Como posso saber se consumo álcool excessivamente?

 Responder a algumas questões, tais como as quais iremos pôr a seguir, podem ajudar um pouco nesta "descoberta":


  • Já sentiu que deveria reduzir a quantidade de álcool que consome? ;
  • Já alguém o avisou sobre o seu consumo de álcool? ;
  • Já se sentiu mal consigo próprio ou mal disposto aquando da ingestão de álcool ?
Uma resposta positiva a alguma destas questões pode significar um problema com o álcool, mais de uma resposta positiva aumenta a probabilidade de existir este problema, sendo assim devia dirigir-se a um centro de ajuda ou ao médico que o irá indicar uma solução apropriada para esse problema, se realmente as suas suspeitas estarem confirmadas.

Existem grupos de pessoas mais vulneráveis aos problemas com o álcool?

 Basicamente o álcool não"escolhe" etnias, género e nacionalidade, pois todos nós estamos sujeitos a este vício.
 Existem estudos desta área em Portugal tendo-se verificado um maior consumo de bebidas brancas, ou seja as com maior teor de álcool.





segunda-feira, 12 de novembro de 2012

É necessário ser alcoólico para ter problemas com o álcool?

 Na nossa opinião não é necessário sermos alcoólicos para termos problemas com álcool, pois podemos ter um familiar que é alcoólico e nós também sofremos com esse problema pois também nos afeta. 





 Nesta imagem vemos claramente uma família destruída pelo álcool, sendo que todos os membros desta família foram prejudicados tanto a nível económico como pessoal e psicológico,

O alcoolismo é uma doença?

 Para respondermos a essa pergunta temos de saber duas coisas, e estas são, o que é uma doença e o que é o alcoolismo.

 Primeiro vamos dizer o que é uma doença, e esta é um distúrbio nas funções dos órgãos, nas funções psíquicas, ou nas funções do nosso organismo.

 Agora o alcoolismo é geralmente definido como o consumo consciente excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional do individuo.

  Este dito alcoolismo, como as doenças, tem tratamento em centros de reabilitação e de ajuda e também existem associações para ajudar estas pessoas (AA), o alcoolismo também tem efeitos fisiológicos e psicológicos, tendo em conta estas informações nós achamos que o alcoolismo é uma doença em certos casos, nuns mais que outros.

Como prevenir dependências?

 As dependências podem ser prevenidas com muitas formas, mas a maior que podemos utilizar é nem sequer experimentar assim não entramos no vício. 


Como dissemos anteriormente, existem várias formas de prevenir as dependências uma delas é ter uma educação sobre as dependências um pouco aprofundadas assim sabemos os seus efeitos no nosso organismo e os problemas que estas podem trazer tanto a nós como aos outros que nos rodeiam até podem mesmo destruir vidas por causa destas dependências.


 Também se experimentarmos não devemos entrar no vício porque se entramos no vício o corpo começa a habituar-se a essas substâncias e vai "pedindo" e estas podem trazer consequências muito graves de saúde, ou até podem ser fatais.


 Para as prevenir existem campanhas de sensibilização  para "assustar-nos" acerca deste assunto, e têm como recurso muitas vezes panfletos com imagens que mostram muitas das consequências terríveis no organismo.


 Além destas campanhas, existem planos de prevenção a favor da prevenção  destas dependências.





segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ao nível da educação, será que o estado social que existe atualmente no país e na Europa influência os costumes, as aprendizagens, os comportamentos e os resultados escolares?

 Na nossa opinião, o estado social  presente no nosso país e na UE, influência de uma maneira muito directa os estudos de um aluno, por exemplo, já não dão os apoios que muitas famílias necessitam ( bolsas de estudo) e estes são retirados da escola logo que podem por falta de posses.
 
 As substâncias psicoativas, ligadas ao mau aproveitamento dos alunos, este devido às más condições em que o aluno e o seu agregado familiar em causa está sujeito, tal como desemprego, dependência das ditas anteriormente. Isto é o que se passa hoje em dia com muitas pessoas e que arruínam o seu futuro desta maneira. 
 
Tendo em conta a questão colocada, as substâncias psicoativas influenciam muito a educação, e não de uma boa maneira.